Vamos cuidar uns dos outros: O bem-receber é para todos.

  • Vamos cuidar uns dos
    outros: O bem-receber é para todos.

    7 de abril de 2020, escrito por Imprensa

    Programa Integrado de Educação Turística, do Poloiguassu, lança campanha de sensibilização sobre hospitalidade em tempos de COVID-19

    Outdoor da campanha “Vamos cuidar uns dos outros: o bem-receber é para todos”.

    A partir desta semana, em vários pontos da cidade, serão vistos outdoors da campanha “Vamos cuidar uns dos outros: o bem-receber é para todos”.

    As peças são parte do movimento de sensibilização para a temática da hospitalidade em Foz do Iguaçu. A ação é desenvolvida dentro do Programa Integrado de Educação Turística (PIET), projeto do Instituto Poloiguassu, que visa promover a percepção da comunidade local diante da ação do Turismo na região de Foz do Iguaçu.

    Valorizando a compreensão da hospitalidade como o conjunto de ações baseado nas relações de “dar, receber e retribuir”, lançamos a primeira campanha do ano com o lema “Vamos cuidar uns dos outros: o bem-receber é para todos”. A proposta é lembrar a comunidade que apesar de estarmos passando por um momento delicado, de distanciamento social e sem fluxo de turistas na cidade, não devemos abandonar o sentimento de hospitalidade presente entre nós.

    A ação só é possível por conta do patrocínio de Itaipu Binacional. Esse ano, o projeto foi contemplado pelo edital de Seleção Pública de Ações para Patrocínio da Margem Esquerda de Itaipu. Com isso, além das campanhas de sensibilização que deverão ocorrer ao longo de todo o ano, estão previstas oficinas e visitas a atrativos turísticos da cidade para professores e alunos da rede municipal de educação e elaboração de material didático e jogos lúdicos voltados para crianças.

    Com as mudanças de rotina decorrentes da pandemia do COVID-19, decidimos realizar a primeira etapa de sensibilização do ano voltada para a hospitalidade “dentro de casa”. Voltada para a comunidade local, a ideia da campanha é de que nós estamos de quarentena, a Hospitalidade não. Afinal, Hospitalidade é uma maneira de interação que abrange tanto o material quanto o imaterial, pautada na reciprocidade. Assim, Hospitalidade não é só sobre receber bem quem vem de fora, Hospitalidade é empatia, é respeito, é gentiliza e solidariedade também para quem está ao nosso lado.

    A campanha tem início hoje e se estende durante todo o mês de Abril, não só nos outdoors, mas também nas redes sociais do @poloiguassu. Fique de olho e faça sua parte. Seja hospitaleiro: vamos cuidar uns dos outros, o bem-receber é para todos.

    Missão: O PIET é um projeto reconhecido nacionalmente como Boa Prática de Competitividade pelo Ministério de Turismo, tendo recebido o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, referenciado como o maior prêmio de turismo sustentável do Brasil e que tem a chancela da aliança global para o turismo sustentável da ONU. É fruto do esforço e apoio de instituições como a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural, Centro Universitário UDC, Itaipu Binacional, SINDIHOTEIS, CVC, PTI e UNIOESTE.