Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu integra instituições e faz pesquisa sobre o impacto do COVID-19 na economia local

  • A pandemia do novo Corona vírus (COVID-19) chegou ao Brasil há pouco tempo, mas há semanas já sentimos seus efeitos na Região Trinacional do Iguassu. Os limites com os países vizinhos estão fechados e nesta semana diversos estabelecimentos, pouco a pouco, estão retomando suas atividades. Essas mudanças impactaram não só as receitas das empresas, como também a vida de muitos trabalhadores.

    Pensando nisso e visando sondar de forma confiável os impactos desse cenário, estimulada pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, a equipe técnica do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu, composta pelo Instituto Polo Iguassu e pela Secretaria Municipal de Turismo, organizaram a pesquisa e somaram forças com o Visit Iguassu, a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI), o Sindicato das Empresas de Turismo de Foz do Iguaçu (SINDETUR), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), e voluntários.

    A metodologia e estrutura da pesquisa foi elaborada a partir de um trabalho em conjunto entre as instituições locais, com apoio da Paraná Turismo e da Rede Brasileira de Observatórios, que está aplicando uma pesquisa similar a nível nacional. Na busca de atender as necessidades locais e também aprofundar a análise de alguns aspectos. Com isso, a pesquisa em Foz do Iguaçu está dividida em dois setores, Turismo e Comercio. No primeiro foram levantados dados de empresas de Eventos, Meios de Hospedagem, Atrativos, Agências, Guias, equipamentos de Alimentos e Bebidas. No segundo estão elencados Comércio Atacado, Comercio Varejista, Serviços de Saúde e Bem-estar, Educação, outros Serviços em Geral, e Fabricação e Confecção. 

    Superando as barreiras do isolamento social, uma equipe de mais de 30 pessoas se mobilizou em reuniões online para planejamento, treinamento e ajustes. E logo passaram a ligar para os quase 3000 contatos listados. Um trabalho de muito esforço, principalmente quando os locais estão fechados pela quarentena, e a maior dificuldade é encontrar alguém que possa responder a pesquisa no outro lado da linha.

    A pesquisa foi aplicada por telefone, entre o dia 08 e 23 de março, prioritariamente em horário comercial. Mais de 400 empresas responderam a sondagem sobre as perdas de receita bruta e redução do quadro de colaboradores das empresas de Foz do Iguaçu. Agora estamos em fase de tabulação e análise dos dados, e em breve divulgaremos os resultados, por setor.

    Esta pesquisa não seria possível sem o apoio das instituições, a dedicação dos pesquisadores e disposição dos gestores e empresários na contribuição dos dados levantamentos.

    Agradecemos a colaboração de todos em atender e responder ao questionário. Os resultados serão divulgados na próxima semana e vão embasar o planejamento de ações públicas e privadas para a retomada da economia de Foz do Iguaçu!