Você sabe o que é Turismo Cultural?

Escrito por POLOIGUASSU.

Independentemente da razão ou propósito, a viagem turística é inexoravelmente uma experiência cultural. A cultura de um determinado grupo social, composta por seus valores e hábitos, expressa a diversidade social e as infinitas possibilidades de vida em sociedade. Esses elementos despertam o interesse de turistas em todos os lugares.
Existe uma relação estreita entre turismo e cultura, uma vez que ambos interagem involuntariamente. Sendo assim, o turismo cultural pode se constituir em uma prática benéfica, à medida em que colabora com a valorização das manifestações culturais e com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial do destino.


 Para o Ministério do Turismo, Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. Esse patrimônio histórico e cultural revela a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros.

Foz do Iguaçu é uma cidade de reconhecimento nacional e internacional. Sua localização geográfica, privilegiada pela Região Trinacional do Iguassu, oferece possibilidades para o estabelecimento de novos padrões de turismo. A cidade abriga cerca de 72 coletividades étnicas e faz divisa com o Paraguai e a Argentina. Contudo, existe um grande desconhecimento dos seus bens culturais e de suas tradições. O turismo cultural pode contribuir para revelar o que já existe, sensibilizar a comunidade e o visitante sobre esse patrimônio e desvelar a singularidade cultural do destino. Quer saber mais? Visite o site www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/regionalizacao_turismo/estruturacao_segmentos/turismo_cultural.html