POLOIGUASSU comemora 15 anos de atuação na integração turística

Escrito por Imprensa POLOIGUASSU.

POLOIGUASSU comemora 15 anos de atuação na integração turística

A presidente executiva, Fernanda Fedrigo destaca os pontos fortes de um trabalho que é movido por pessoas capacitadas e comprometidas com o turismo na região  

 
Após 15 anos de atuação marcante sem perder o foco na integração do desenvolvimento turístico em Foz do Iguaçu, a presidente executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, Fernanda Fedrigo e sua equipe, comemoram a trajetória de sucesso e destaca que o destino está na fase de maturidade e, esse despertar para novas possibilidades está acontecendo de maneira profissional.
Na trajetória do instituto sempre estiveram marcantes as ações de turismo entre Brasil, Paraguai e Argentina. Criado em julho de 1996, o POLOIGUASSU passou por inúmeros momentos marcantes na trajetória do turismo, principalmente na região trinacional e teve como protagonista Faisal Saleh que presidiu o instituto durante 14 anos e hoje esta a frente da Secretaria de Estado do Turismo.
 
Em sua avaliação, Faisal Saleh destaca que durante esses anos de evolução o POLOIGUASSU ganhou profissionalismo e nunca perdeu o foco, sempre voltado aos princípios da valorização e integração da região trinacional. “No entendimento que nós temos, o POLOIGUASSU está apenas começando os trabalhos. Temos muitas ações pela frente; felizmente foram anos de expectativas e, hoje, o turismo está muito bem posicionado”, 
Um marco na história citado por Fernanda foi no ano de 2003, quando o POLOIGUASSU assinou a carta de intenções de criação do Parque Tecnológico Itaipu, passando a atuar fortemente com este, que é hoje um parceiro fundamental e de grande peso do instituto.
 
 “Somos a continuidade de um processo de desenvolvimento maduro e consistente. Sabemos aonde queremos chegar, quais são os nossos objetivos e que temos condições reais de agregar conquistas. Sem dúvida alguma, com o apoio de nossos parceiros, vamos instigar e mobilizar todos os setores para que o destino seja mais competitivo”, destaca a presidente executiva. A busca incessante por coisas novas que venham agregar no esforço coletivo, também faz parte da rotina do grupo de 20 profissionais que compõem o POLOIGUASSU e desenvolvem suas ações com o desafio de fomentar o turismo sem fronteiras. Atualmente, mais de 18 projetos estão sendo trabalhados simultaneamente em diferentes áreas de atividade turística.
 
Entre os exemplos de sucesso, Fernanda cita a construção e lançamento em 2001, do “Guia Iguassu – Um Destino para o Mundo”, um material visionário, que segundo Fernanda, promoveu a integração em todos os sentidos. Além deste trabalho, o POLOIGUASSU trabalhou em vários projetos de destaque como o “Trilha Jovem Iguassu” que busca a inclusão social por meio do turismo; o “Eirete Eirun”, projeto de sensibilização turística que atingiu de maneira lúdica mais de 17 mil crianças do Brasil, Paraguai e Argentina e, no momento, destaca o projeto “Por um Destino de Excelência” e o projeto de Fortalecimento do Turismo de Base Comunitária, ambos em parceria com o Ministério do Turismo.
 
Depoimento
 
O diretor financeiro da entidade, Edvino Borkenhagen, acompanhou toda trajetória de evolução do POLOIGUASSU e resume os 15 anos de atividades como sucesso de um trabalho feito com amor e união de esforços. “O Polo é um desafio contínuo de mudar conceitos e transformar a nossa região trinacional em um lugar interessante com valores voltados à integração”.    
 
Força Institucional
 
O POLOIGUASSU participa ativamente das principais instituições de turismo locais e regionais, além de ser membro do Conselho Estadual de Turismo e da Organização Mundial de Turismo.
 
 
Ciliany Perdoná
AI POLOIGUASSU