POLOIGUASSU anuncia novidades para a 2ª Mostra de Turismo Sustentável 2011

Escrito por Débora Black.

A Mostra de Turismo Sustentável, inserida na programação do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho de 2011, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, contará com um importante apoio para a edição deste ano. Para a realização do projeto o Instituto Polo Internacional Iguassu firmou um Termo de Cooperação com o Ministério do Turismo, numa iniciativa de compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo, transformando a Mostra num Projeto de Fortalecimento do Turismo sustentável e de Base Comunitária com foco na inserção no mercado.  A 2ª Mostra contará com maior apoio do Mtur e será ampliada para tornar-se um Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária. Esta transformação tem como objetivo a promoção e inserção de produtos e serviços no mercado.

 
No projeto estão previstas ações de mobilização e sensibilização do Destino Indutor Foz do Iguaçu e região para o desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços relacionados ao Turismo Sustentável; a realização de intercâmbio de experiências entre empresários do setor; e a divulgação, no mercado internacional e nacional, de produtos e serviços relacionados ao Turismo Sustentável.
 
 
Está programado, também, a sensibilização de empresários, agentes, operadores e público final para os princípios do Turismo Sustentável. “Os esforços deste conjunto de ações irão culminar na 2ª edição da Mostra de Turismo Sustentável que irá formar uma rede de relações comerciais com a cadeia produtiva do turismo estimulando a continuidade de pequenas e médias empresas no mercado”, destacou Fernanda Fedrigo, presidente-executiva do POLOIGUASSU.
 
Fernanda falou, ainda, sobre a proposta de ampliação e diversificação do cenário da mostra que contará com 7002de feira, atraindo diferentes segmentos turísticos como Ecoturismo e Turismo Aventura, e a apresentação de casos nacionais e internacionais de sucesso relacionados ao turismo sustentável. “Outro aspecto é a realização do Diálogo de Negócios Sustentáveis, incentivando e contribuindo para a inserção do pequeno empresário no mercado de turismo”, adiantou. “Queremos estimular o agente de viagem a colocar na sua prateleira, produtos relacionados ao Turismo de Base Comunitária”, comenta. 
 
Serão contemplados com um estande na Mostra de Turismo Sustentável deste ano, dez iniciativas regionais, selecionadas dentro do projeto; dez iniciativas nacionais escolhidos pelo Mtur; e será lançado um concurso nacional para oito iniciativas de todo o Brasil a partir de fevereiro de 2011.
 
Números - Na primeira edição da Mostra, realizada no ano passado, foi destinado um espaço com aproximadamente 200m² onde foram apresentados Casos de Sucesso em Turismo Sustentável no Brasil, com objetivo de estimular sua prática e proporcionar oportunidades para que as empresas pudessem apresentar os diferenciais de seus produtos e serviços.
 
O evento contou com 15 estandes e 50 expositores, entre eles roteiros de turismo rural, cicloturismo, cooperativas de pequenos agricultores relacionadas a produção orgânica e artesanato, com destaque para o Ministério do Turismo que trouxe uma Mostra de Turismo de Base Comunitária, com projetos do sul do Brasil. Além disso, o Diálogo de Negócios Sustentáveis gerou mais de 30 encontros entre instituições de diversos setores do turismo.
 
Mais informações estarão disponíveis no site do Festival www.festivaldeturismocatartas.com.br e no site do POLOIGUASSU www.poloiguassu.org, a partir de fevereiro.
 
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Parque Tecnológico de Itaipu