POLOIGUASSU na coletânea sobre história e geografia de Foz

Escrito por POLOIGUASSU.

Um material atualizado, com layout atraente e destinado às turmas de quarto e quinto ano da rede municipal de ensino; um verdadeiro raio X da cidade capaz de enriquecer o conteúdo pedagógico turístico trabalhado em sala pelos professores. Essa é a essência do recém-lançado livro “História e Geografia – Coletânea do Município”, fruto de uma parceria entre o Instituto Polo Internacional Iguassu e a Secretaria de Educação de Foz.

A concepção, a pesquisa e a redação dos textos ficaram sob a responsabilidade de Karina Zavilenski Custodio, Andressa Szekut, Maria Selma Bispo e Vânia Eliziane Furlan, com a colaboração de Cleonice da Luz dos Santos, Jussara Marquezi, Onilde Mecabô da Silva e Paulo Cézar Machado de Santana, e a diagramação de Nuno Maia Areias.

“Este material vinha sendo construído desde o ano passado, quando foi realizada uma capacitação voltada aos educadores do município que trabalham a história e geografia de Foz e do Paraná. O POLOIGUASSU ministrou as quatro oficinas e montou a metodologia de trabalho”, informou Karina, coordenadora do Programa Integrado de Educação Turística (PIET).

Além disso, com a proposta de facilitar o aprendizado na prática, o instituto intermediou a visita técnica de 3.100 estudantes de 120 turmas, professores e coordenadores das escolas municipais ao Parque Nacional do Iguaçu. Neste ano, a meta é ampliar a experiência para 4.875 alunos de 175 turmas, incluir no passeio a Itaipu Binacional e aplicar oficinas com foco no turismo e no patrimônio público, como forma de dar andamento à parceria que resultou no livro.

A publicação contém 74 páginas e será lançada oficialmente em setembro, durante a Semana do Turismo. “Foram impressos 5,2 mil exemplares, que serão distribuídos em todas as escolas municipais e farão parte do acervo delas para serem trabalhados e consultados pelos estudantes, principalmente das turmas de quarto e quinto anos”, disse a secretária da pasta, Lisiane Veeck Sosa.

Características

A capa do livro é ilustrada com as principais atrações turísticas do município. O conteúdo é formado por textos curtos, acompanhados de recursos gráficos (fotos, mapas e ilustrações) para deixar a leitura mais atrativa e facilitar a compreensão. Outra forma de chamar a atenção das crianças é a presença do Andorinhão, pássaro encontrado sob as quedas das Cataratas do Iguaçu e utilizado para apresentar as curiosidades e destaques da história e geografia da cidade.