Reunião das Mercocidades será realizada no Festival do Turismo das Cataratas

Escrito por POLOIGUASSU.

“Experiências de integração turística regional serão apresentadas durante o dia 05 e 06 de junho”.

Durante mais uma edição do Festival Internacional do Turismo das Cataratas será realizado um evento para discutir projetos e a integração regional em diferentes níveis no Fórum da Mercocidades, nos dias 05 e 06 de junho.

A realização deste evento é promovida pela Fecomercio (Federação do Comércio do Paraná) e Instituto Polo Internacional Iguassu - POLOIGUASSU, os trabalhos começarão com a apresentação da Rede de Mercocidades, uma rede que é constituída por governos locais do Mercosul e tem um trabalho em destaque com os processos de integração.

Atualmente a rede está ganhando novos membros, ela já conta com 289 cidades associadas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, onde vivem mais de 80 milhões de pessoas.

Boas experiências– Bons exemplos de desenvolvimento regional serão apresentados como o trabalho realizado na região trinacional que envolve Brasil, Paraguai e Argentina pelo Instituto Polo Internacional Iguassu, e suas ações para o desenvolvimento de áreas ligadas ao setor turístico da região. Baques Vladimir Carvalho Sanna irá apresentar o trabalho com os circuitos turísticos nas cidades histórias de Minas Gerais através do Turismo Cultural. Já Jorge Rodríguez, coordenador da secretaria técnica permanente das Mercocidades abordará os trabalhos e experiências da instituição desde 1995. Logo após Darci Piana, Presidente do Fecomércio-PR fará uma apresentação sobre o tema da Integração Regional

Criação do Instituto Internacional das Mercocidades – Uma das discussões em pauta está a criação de uma entidade que faça o intercâmbio de experiências e opiniões, o chamado Instituto Internacional das Mercocidades, que será proposto na Carta Iguaçu como uma lista de propostas e desenvolvimento do compromisso para o trabalho e desenvolvimento em conjunto deste projeto.