A arte da periferia

Escrito por POLOIGUASSU.

“Diálogos da Fronteira traz à Foz do Iguaçu o poeta Sérgio Vaz”.

Pergunte para os mais chegados: quem é Sérgio Vaz? Tenha certeza que a definição será a mesma. Um poeta inquieto e extremamente talentoso. Lá pelo início da madrugada, quando a vizinhança dorme, ele exercita sua criatividade. Dá sentimento as folhas de papéis brancos.

A periferia, de onde Vaz não sai, vem à inspiração para suas criações. Serviu de laboratório para obras como "A margem do vento", "Colecionador de Pedras e Literatura, pão e poesia".

Em 2000 foi à vez de fundar a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa). E daí em diante surgiu muitas ideias culturais. Um bom exemplo é o Sarau da Cooperifa, que toda semana reúne dezenas de pessoas para ler e criar poesias.

Em 2007 o poeta promoveu a Semana de Arte Moderna da Periferia. Em 2009 foi escolhido pela revista época um dos 100 brasileiros mais influentes.

E chegou a hora de Foz do Iguaçu trocar experiência com o renomado poeta. O palco escolhido foi a Biblioteca Comunitária do bairro Cidade Nova. Vaz vai conversar com moradores, contar histórias e dividir um pouco da sua trajetória bem sucedida.

O encontro está marcado para esta quinta-feira (05) a partir dás 19h30.

Vamos pintar essa ideia?

Onde você costuma ler poesia? Livros, jornais talvez? Já pensou passar por um lugar bem movimentado e dar de cara com um muro estampando um encantador poema?

Essa é a proposta da oficina Ação Poética que vai movimentar da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira (09), a partir das 9h, Fernando Rios, idealizador do projeto irá comandar a oficina, já em seguida o trabalho vai para a rua.

Os muros da Aduana brasileira na Ponte Internacional da Amizade vão ser transformados nos dias 06 e 07 num grande quadro de arte. Neles os participantes vão criar mensagens e poemas inspirados nas técnicas. E no dia 08 a Costaneira da Argentina recebe a visita do projeto.

Além disso, profissionais locais irão ministrar palestras para a comunidade, na área de Mídias Sociais, Garon Picelli, editor-chefe do Portal Click Foz do Iguaçu, um jornalista experiente e antenado quando o assunto é mídias sociais. Para a oficina de empreendedorismo, Debora Bauhardt da Magnidea Desenvolvimento Organizacional e Iguassu Starups e na oficina de Educação Financeira, a Gerente de Negócios do Sicoob Sem Fronteiras, Elisabete Luchis, além de outros convidados. As oficinas acontecem na Guarda Mirim e no CAIA – Centro de Atenção Integrada do Adolescente.

Ação artística

O Projeto Acción Poética Tucumán APT e Ação Poética Três Fronteiras incentiva levar a poesia para a paisagem urbana.

Em Foz do Iguaçu os alunos da Unila criaram a Ação Poética Três Fronteiras. Eles pintam as poesias em português, espanhol e guarani. Também inovaram. Criaram projetos de murais em braile.

O objetivo é sempre levar mensagens que respeitem as expressões culturais. Buscando incentivar a escrita, a leitura e o gosto pela poesia. Jamais fazendo apologia a propaganda e sim provocando a reflexão dos cidadãos.

Palestra Sérgio Vaz

Dia - 05/12/2013

Local - Biblioteca do Bairro Cidade Nova

Hora - 19h30

Oficina Ação Poética

Dia - 06/12/2013

Local - Fundação Cultural

Hora - 9h

Mais informações através do telefone: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">diáO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e do site poloiguassu.org