Mecanismos Democráticos

Escrito por POLOIGUASSU.

Mecanismos Democráticos

POLOIGUASSU participa da coordenação executiva da I Conferência Municipal de Turismo

 
Assessoria da Conferência
 
A conferência acontecerá ao longo de dois meses, com pré-conferências temáticas e amplos debates por toda a a cidade, visando criar uma amostra significativa para o diagnóstico do setor.  
Proposta pela Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), contando com o apoio técnico do Instituto Polo Iguassu e da Secretaria Municipal de Turismo, a I Conferência Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu já é uma realidade e tem data para acontecer: 29 e 30 de junho de 2012. Será a primeira realizada no Paraná e uma das primeiras do Brasil, colocando Foz do Iguaçu no epicentro do debate sobre as políticas públicas para o setor.
 
Trata-se de um amplo debate, que irá se irradiar por toda a cidade, ouvindo as propostas dos diversos atores do setor, além das áreas transversais. Para isso, estão programadas dezenas de pré-conferências setoriais. Estas etapas preparatórias acontecerão em entidades civis, empresas, sindicatos, faculdades, universidades e repartições públicas, resultando em uma amostra significativa do Turismo.
 
Segundo o Coordenador Técnico e colaborador do Instituto Polo Iguassu, Luiz Henrique Dias, “Foz do Iguaçu irá, em 2012, pautar sua agenda de políticas públicas do Turismo de forma mais democrática e participativa.”. Dias explicou ainda que o Temário da Conferência seguirá a proposta do Ministério do Turismo “Aprimoramento do Modelo de Gestão Descentralizada, Compartilhada e Participativa do Turismo no Brasil”, permitindo, no entanto, a adoção de sub-temas (eixos). O destaque, segundo a equipe organizadora, ficará com temas de grande relevância contemporânea, como a infraestrutura da cidade e a distribuição dos ativos do Turismo para beneficiar a toda a população. 
 
Além da equipe do Polo, executor técnico do Conferência, participam diretamente do processo a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Turismo e o COMTUR, além de contar com o apoio de importantes entidades com a ACIFI, Itaipu Binacional, Fundação PTI, Fundo Iguaçu e Unioeste.