PROGRAMA INTEGRADO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – PIET, REALIZA CAPACITAÇÃO NAS ESCOLAS DO DESTINO IGUAÇU

Escrito por POLOIGUASSU.

CAPACITAÇÃO NAS ESCOLAS DO DESTINO IGUAÇU

Com o apoio da Secretaria Estadual e Municipal da Educação, a equipe técnica e pedagógica do Programa tem realizado capacitações nas escolas localizadas nos corredores turísticos do Destino Iguaçu. Na rede municipal o trabalho é desenvolvido com professores de 4º ano do Ensino Fundamental 1 e na rede estadual com  9º ano do Ensino Fundamental 2 e 3º ano do Ensino Médio.

O PIET respeita o fazer pedagógico das instituições de ensino, inserindo o turismo como tema transversal. Assim, os conteúdos escolares podem ser enriquecidos a partir de práticas interdisciplinares, de forma que temas do turismo aproximem alunos, professores e comunidades escolares do cotidiano do Destino Iguaçu.
 
Ao mesmo tempo, está sendo elaborado um diagnóstico para identificar a percepção da população das diversas comunidades, diante da ação do turismo e de sua importância e papel para a região de Foz do Iguaçu. A pesquisa para a realização deste diagnóstico, foi aplicada em diversas localidades do Destino, inclusive nas escolas, entre professores e alunos envolvidos no Programa, facilitando a organização e o direcionamento das atividades de sensibilização para o turismo, objetivo do PIET.
 
Durante a capacitação, os professores são orientados para a elaboração de um plano de ação, inserindo o tema turismo nos conteúdos escolares das mais diversas áreas do saber disciplinar, enriquecendo o seu fazer pedagógico, contribuindo para que o processo de ensino e de aprendizagem ganhe muito mais sentido e significado.
 
Ao serem desenvolvidas, as atividades deste plano de ação passam a ser acompanhadas pela gestão escolar e pela equipe técnica e pedagógica do Programa, até que concluídas e avaliadas em sua efetividade.
 
Importante valorizar o excelente nível da qualidade de participação dos professores, em cada reunião de capacitação, momento em que ocorre o fortalecimento de uma cultura e prática da parceria, em função do desenvolvimento do turismo em Foz do Iguaçu e região.