Destino avança na Elaboração de Projetos para o Turismo Sustentável da Região Iguassu

Escrito por POLOIGUASSU.

OMT

Instituições de Turismo de Foz do Iguaçu participam do Curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos promovido pelo POLOIGUASSU.

 

Um time de 21 pessoas, composto por colaboradores e funcionários da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Planejamento, Marinha do Brasil, Parque Nacional do Iguaçu - ICMBio, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Stx Brasil S.A., Unioeste, Do It! Propaganda, SEBRAE Foz, Sindicato dos Guias de  Turismo, EMPRETHUR, Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil, Sindicato de Hotéis, Associação Brasileira  da Indústria de Hotéis e DeAngeli Eventos estiveram presentes ao curso, realizado na Unioeste Campus de Foz do Iguaçu no dia 25 de abril, promovido pelo Núcleo de Projetos e Captação de Recursos para o Turismo do Destino Iguaçu, projeto executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu com apoio do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu.

 Os participantes não só conheceram os projetos estratégicos para o turismo do destino, como também puseram a mão na massa, iniciando a elaboração de um deles.


Para a elaboração de projetos, foram apresentados os conceitos de Escopo, Justificativa, Objetivos, Premissas e Restrições, Metodologia, Contrapartida, Cronograma, Instituições Envolvidas, Indicadores, Resultados e Equipe Técnica. Sobre captação de recursos, foram  abordados o Sistema Nacional de Convênios do Governo Federal, Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura, além de dicas sobre financiadores internacionais.

A ação visa contribuir para a qualificação e aumento do número de projetos elaborados pelo destino para a captação de recursos nacionais e internacionais voltados ao desenvolvimento sustentável do turismo na região.

OMT

 

Os projetos trabalhados pelos grupos foram: Projeto de Acessibilidade dos Restaurantes do Destino, com capacidade acima de 100 pessoas; Projeto de Construção e Revitalização dos Espaços públicos de lazer do Destino; Construção do Teatro Municipal; Construção do Parque Municipal (Batalhão); Meia Maratona Mirim das Cataratas do Iguaçu; Projeto de Estímulo aos Jovens Empreendedores; PIET – Programa Integrado de Educação Turística no Destino Iguaçu; Projeto Turismo Social – Criação do Passaporte Cidadão e Foz do Iguaçu 100 Anos.