Núcleo de Investigação do Turismo do POLOIGUASSU

Escrito por POLOIGUASSU.

Pesquisa

Desde 2010 o Instituto Polo Internacional Iguassu vem trabalhando na estruturação de um Núcleo de Investigação do Turismo com o objetivo de produzir, articular e disseminar conhecimento em turismo e estimular a práxis turística como indutora de desenvolvimento.

 
O POLOIGUASSU já tem firmado algumas parcerias fundamentais para somar forças ao núcleo como o  IPARDES, SETU-PR, UNIOESTE, UNB , FPTI e Fundo Iguaçu.
 
Das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Investigação do Turismo destacam-se as mais recentes, entre elas: o Estudo de Impacto do Turismo na Economia de Foz do Iguaçu; em parceria com a UNB financiada pelo Fundo Iguaçu, o estudo encerrou em Janeiro de 2012 e em sua decorrência foi realizada uma oficina de repasse metodológico que abordou os temas da pesquisa e teve como instrutor o Dr. Jorge Nogueira Madeira, coordenador da pesquisa.
 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Estadual do Turismo do Paraná o instituto POLOIGUASSU participou ativamente na execução de duas etapas da Pesquisa de Demanda Turística de Foz do Iguaçu realizada pela SMTU, a qual a segunda etapa encerrou semana passada, tendo a terceira e ultima etapa prevista para julho de 2012. 
 
Em Fevereiro de 2012, o núcleo contribuiu com o Diagnóstico de percepção dos habitantes em relação ao Turismo no Destino Iguaçu, pesquisa que fez parte das ações do Programa Integrado de Educação Turística - PIET. 
 
Atualmente está desenvolvendo em parceria com a FPTI um Diagnóstico Turístico, com objetivo de contribuir para a maior compreensão de como o turismo se estabelceu em Foz do Iguaçu e Região Trinacional do Iguassu em sua interface técnico-gerencial, social, cultural, e econômica ao longo do século XX até o ano de 2011. O diagnóstico prevê a compilação de dados e o resgate histórico da memória de ocupação do turismo no território, para assim poder propor diretrizes para implementação de ações de inovação do Parque Tecnológico Itaipu - PTI ao modelo atual de turismo da cidade de Foz do Iguaçu. A equipe técnica designada para esta pesquisa é coordenada pela Juliane Noschang que atualmente coordena o Núcleo de Investigação do Turismo do POLOIGUASSU e tem como supervisão técnica a Dra Marutschka Moesch.