Núcleo de Projetos e Captação de Recursos em prol do turismo no Destino

Escrito por POLOIGUASSU.

Gestão Integrada

Fruto da Gestão Integrada, um projeto inovador vem sendo desenvolvido em Foz do Iguaçu para o desenvolvimento do turismo, cujas ações objetivam elaborar projetos de turismo para a captação de recursos 

Em julho de 2011, o Fundo Iguaçu solicitou ao Instituto Polo Internacional Iguassu a implantação de um Núcleo de Projetos e Captação de Recursos para o Turismo do Destino Iguaçu.  Entre os resultados obtidos estão a elaboração do Plano de Ações do Triênio 2012-2014 e a construção de um Banco de Fontes Financiadoras Nacionais e Internacionais. Para a equipe do projeto, o Destino Iguaçu pode se beneficiar com a implantação de novos projetos de turismo, que garantam a participação da comunidade, geração e distribuição de renda, oportunidades de novos negócios, inclusão e integração regionais.
 
A metodologia utilizada é baseada no Índice de Competitividade do Turismo Nacional - 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, do Ministério do Turismo. O projeto é aberto à participação de todas as instituições de turismo do destino. Entre os parceiros, estão o Conselho Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu Convention e Visitors Bureau, SEBRAE, Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), financiador do projeto.
 
Para 2012, o Núcleo de Projetos e Captação de Recursos tem objetivos bem definidos: apoiar a elaboração dos projetos do Plano de Ações do Triênio 2012-2014 de Foz do Iguaçu, ampliar o Banco de Projetos Estratégicos do Destino, desenvolver um programa informatizado para o Banco de Instituições Financiadoras, além de identificar oportunidades para fomento ao turismo local, entre elas, para o turismo cultural.
 
Uma das primeiras ações em 2012 é a realização do 1º Café com Turismo, onde será elaborado um plano de trabalho cooperado paras as ações do Triênio 2012-2014 e definida uma matriz de responsabilidade entre os parceiros.