• Inscrições Trilha Jovem Iguassu
  • Cartilha PIET - Faça o download
  • Notícias POLOIGUASSU
  • Destino IGUASSU
  • POLOSOCIAL
Widgetkit Slideshow

Portfolio

Conheça alguns de nossos projetos e ações.

Widgetkit Spotlight

Notícias

Aqui você encontra notícias sobre turismo, eventos, nossos projetos e muito mais.

Widgetkit Twitter

Twitter

Veja o que está ocorrendo no twitter! siga-nos em nossas redes sociais.

Widgetkit Lightbox

Platma

Quer juntar-se ao Platma? platma: perspectivas globais para responder a problemas globais ...

CVC INVESTE NO DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO EM FOZ DO IGUAÇU

Operadora anuncia apoio ao Programa Integrado de Educação Turística - PIET, que será lançado em Foz do Iguaçu em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro

Mascote do PIET está presente nas apostilas que integram as oficinas e nas peças de divulgação do projeto, que une hospitalidade com responsabilidade social no destino


A comemoração ao Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de setembro, terá uma celebração especial. Seguindo o tema prioritário da Organização Mundial do Turismo para 2014, "Turismo e Desenvolvimento Comunitário", a operadora de viagens CVC e o Instituto Polo Internacional Iguassu acabam de selar uma parceria para o destino de Foz do Iguaçu.

De cunho institucional, a parceria vai garantir a realização de uma nova turma de participantes do Programa Integrado de Educação Turística (PIET), idealizado pelas principais entidades de turismo de Foz e realizado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu e que consiste em oficinas dirigidas à comunidade local que atua diretamente com o turismo. As oficinas são estruturadas, com apostilas e visitas técnicas, com o intuito de valorizar os conceitos da hospitalidade e mobilizar associações de classes, de diferentes setores, sobre a importância da atividade turística para o desenvolvimento da economia local, neste que é o segundo maior ponto turístico do Brasil em visitantes brasileiros e estrangeiros, e que recebe anualmente cerca de 3,5 milhões de turistas.

"A proposta do programa é sensibilizar e capacitar, por meio de vivências, cerca de 200 profissionais do corredor turístico da cidade, levando a comerciantes, guardas municipais, taxistas, educadores da rede pública de ensino, frentistas, guias e estudantes de turismo uma nova forma de enxergar o turismo e o turista, como essenciais ao destino e como elementos para geração de riquezas, emprego e renda à comunidade da região", explica Fernanda Helena Fedrigo, Diretora Executiva do Instituto Polo Internacional Iguassu, uma entidade sem fins lucrativos, que compõe a Gestão Integrada do Turismo do Destino Iguaçu, dedicada ao desenvolvimento de iniciativas para a integração, estruturação e desenvolvimento turístico da Região Trinacional do Iguassu.

As oficinas começarão em Outubro, com encontros semanais até o final de Dezembro.

O lançamento oficial do PIET - Edição 2014 acontecerá no próximo dia 28 de setembro (domingo), na feira popular de domingo de Foz do Iguaçu, que é visitada por turistas e a comunidade local. Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, serão realizadas atividades lúdicas com a comunidade, escolas, grupos de idosos e alunos do projetoTrilha Jovem Iguassu, também mantido pelo POLOIGUASSU, para enfatizar o principal tema do PIET - hospitalidade e bem receber.

Neste dia comemorativo, em parceria com alunos do curso de turismo da faculdade local UDC, um grupo de idosos que não conhece os atrativos turísticos de Foz será convidado para um passeio nas Cataratas do Iguaçu e no Parque das Aves. No passeio, os idosos receberão o material do programa, com mapa e caderno com informações sobre os atrativos turísticos e a história da cidade. Será uma alusão ao Centenário de Foz e também ao tema oficial da Organização Mundial do Turismo em 2014 - Turismo e Desenvolvimento Comunitário.

Segundo explica Priscila Bures, Gerente de Comunicação Corporativa da CVC, a operadora apoia institucionalmente o projeto, por meio de recursos financeiros, uma vez que o mesmo reforça a conotação do turismo como atividade que abre oportunidades para todos, sendo inclusive uma boa prática que pode ser replicada por demais destinos turísticos do País.

Em 2013, o PIET recebeu o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, do Ministério do Turismo e do Sebrae Nacional, dentro do Programa de Regionalização do Turismo, que tem como objetivo gerar indicadores sobre o desenvolvimento do turismo em 65 destinos turísticos, sendo este um reconhecimento pelas práticas adotadas para a melhoria da qualidade do atendimento ao turista.
Também apoiam a iniciativa, além da operadora CVC, as instituições ABIH - Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, SINDHOTEIS, COMTUR - Conselho Municipal de Turismo, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu e ICVB - Iguassu Convention Visitors e Bureau, com financiamento do Fundo Iguaçu.

 SOBRE O PIET

m 2013, participaram do projeto 140 profissionais e 60 estudantes de turismo e hotelaria da Unioeste e UDC, além de colaboradores do POLOIGUASSU, que atuam na formação e capacitação da educação turística. O PIET tem como base conceitual a andragogia (Freire e Lewin), que possibilita o desenvolvimento de um processo socioeducativo transformador a partir da experiência do individuo adulto. O programa é realizado em duas grandes etapas: Mobilização do Público, que compreende a visita e apresentação do Programa para o público-alvo, contemplado visitas aos Sindicatos de cada setor, grupos organizados e ao público final; e Execução das Oficinas, com o objetivo de construir o conceito sobre a Hospitalidade a partir da experiência de cada participante, passando por vivências lúdicas e finalizando com um plano de ação.

Toda oficina é encerrada com um plano de ação, onde os participantes são convidados a pensarem em uma ação realizável que possam inserir do seu ambiente profissional para promover a cultura da Hospitalidade, promovendo um retorno para a sociedade da experiência vivenciada. Os participantes ainda realizam visitas a vários pontos ou atrativos turísticos do destino Foz do Iguaçu, para que cada um faça uma avaliação crítica sobre o acolhimento ao outro (Hospitalidade) na prática, a partir da visitação de um atrativo turístico.

(Com apoio do segs.com.br e Assessoria)